Autora

 Diana Pinto. Os seus antigos leitores conhecem-na por DSP, uma alcunha que ela teve no Blogger entre 2009 e 2015, ano em que lançou o primeiro livro.
 Nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de Dezembro. O ano não é importante saber, mas, se quiser sabê-lo, os dois livros dela têm o seu ano de nascimento na badana (ou aba).
 O signo também não é importante para algumas pessoas, embora ela goste de astrologia. Não ao ponto de ver sempre o seu horóscopo todos os fins de semana, mas gosta de ler sobre o mapa astral.

 O gosto pela leitura iniciou-se na infância. No início lia apenas livros infantis, mas depressa a sua preferência passaram a ser os livros de policial e thriller. O romance, para ela, é cliché e já está "gasto", mas admira os autores de romance que são originais e criativos.

O gosto pela escrita também veio cedo, após começar a escrever pequenos textos para aperfeiçoar a sua caligrafia. Não que a caligrafia tenha melhorado por ter começado a escrever, mas é bom acreditar que houve alguma mudança.

 Escreveu poemas entre 2007 e 2009, mas hoje apenas escreve estórias. Provavelmente hoje já não conseguiria escrever poemas e, se o escrevesse, com certeza, sairia mal.

 A primeira estória escrita foi "História de uma Adolescente", começada no ano de 2005 e terminada apenas em 2007. Um romance tão cliché que ela tem vontade de enfiar a cabeça num buraco e morrer. Mas não espezinhem esta autora, ela era apenas uma criança. Ela promete alterá-la, caso a lance em livro. Naquela altura, High School Musical estava no auge e ela era grande fã da Vanessa Hudgens.

 A primeira estória mais virada para policial começou a ser escrita em 2008 e terminou no mesmo ano. Era "Uma Vida de Sombra". A mãe dela viu aquelas folhas espelhadas pela secretária dela e incentivou-a a criar um blogue. Foi aqui que tudo começou. O policial foi tão criança, mas ela sentiu-se vitoriosa por ter escrito o primeiro policial. E por ter criado o blogue também. Com esta estória, os leitores começaram a surgir.

 A estória que fez crescer o seu blogue foi a terceira estória, também virada para o policial, "A Escola do Terror". E foi a primeira a ser lançada em livro, com alterações. Se lançasse como estava, a vergonha seria grande. Terminou a primeira versão em 2011 e, parecendo que não, era ainda uma pré-adolescente.

 A autora gosta de pesquisar, gosta de aprender, gosta de ter novos conhecimentos que a ajudem a desenvolver a sua escrita.
 Gosta de conviver com colegas autores, partilhar conhecimentos e desenvolver ideias.

 Gosta de representar, fez curso de teatro e ama tudo o que implica escrever. Gostaria de escrever guiões e até tenta. Fez curso de guionismo. Guionismo e representação são duas áreas em que ela gostaria de trabalhar.

 Ama as artes, até mesmo pintura. Quando desenha parece uma criança de oito anos. Ainda desenha pessoas pau e um sol como se estivesse na primária. Admira os pintores.

 Moderadora do Grupo do Facebook Fábrica de Histórias, em 2020 revelou a sua voz ao mundo com os colegas moderadores num podcast chamado "Jornal da Fábrica".

 Também se tornou em Outubro de 2020 colaboradora da revista literária Perpétua.

 Em Maio de 2021, criou a revista literária Rabisca para o mundo lusófono.

 Há uma pequena lista de curiosidades abaixo. Tenham cuidado ao lê-la, os seus gostos são... peculiares.

 Página do Facebook (se ainda tiverem coragem de contactá-la): Diana Pinto


Curiosidades

 - Inspira-se em filmes de terror ou algo com um certo suspense quando precisa de escrever um capítulo decisivo numa estória de drama;

 - Quando escreve capítulos tristes, dramáticos, geralmente veio a inspiração numa música triste;

 - Não gosta de escrever nada sobre experiência própria, principalmente se for algo triste, no entanto existem alguns capítulos que têm algo da experiência da autora;

 - Prefere escrever estórias dramáticas do que de aventura ou comédias. Estranho já que inicialmente só escrevia aventura ou romance cliché, no entanto naquela altura ela era uma criança;

 - Hoje em dia, tem um problema quando precisa de um capitulo romântico numa parte de uma estória. Os seus capítulos românticos são tudo menos românticos. Eles passam mais a mistério que romantismo;

 - A autora tem sempre personagens que são descritos muito diferentes dela própria, no entanto, ao contrário do que os leitores pensam, a autora nunca costuma "matar" esses personagens;

 - A autora não gosta das suas personagens Carolina e Alexandra da estória "A Escola do Terror" e da personagem Rita da estória "Noiva do Irmão";

 - Escreveu a estória "À Busca De Um Sonho I" enquanto andava no Algarve, Portugal;

 - Escrever as três partes de "A Escola De Terror" foi a coisa mais emocionante que a autora já fez na vida. Esta estória e "Encontro com o 666" são as que a autora mais gostou de escrever;

 - Não gosta do calor nem do frio em excesso;

 - Gosta dos números 3, 6 e 9 e não gosta de números pares;

 - Não gosta de pessoas que maltratam animais, dos políticos e nem de pessoas sem sentido de humor;

 - Tem como rapper favorito o Eminem;

 - Sonha em apostar na representação, guionismo e ter os seus livros no mercado;

 - Os seus atores favoritos são: Anne Hathaway, Elisabeth Banks, Camilla Belle e Samuel L. Jackson, Eddie Murphy e Johnny Depp e a sua personagem histórica favorita é o Charles Chaplin.


"Sou a única pessoa no mundo que eu realmente queria conhecer bem".

Oscar Wilde