domingo, 30 de agosto de 2009

Capitulo 10

(Observação da autora no dia 9/09/2018 - Corrigi possíveis erros ortográficos deste projeto chamado "Uma Vida de Sombra". Já é possível relê-lo de forma mais adequada. Não sei se será lançado em livro algum dia, mas não alterei qualquer palavra ou enredo, apenas erros).



Entretanto em casa da Susana alguém bate à porta.
– Olá. – Era o Tiago.
– Tiago, o que estás aqui a fazer? – Perguntou a Susana.
– Vim ver-te.
– Como é que soubeste onde eu morava?
– Tenho amigos meus que vasculham e então descobri.
– Não te vais meter em problemas? – Perguntou ela.
-Não, não estou a fazer nenhum crime.
– Tem cuidado, às vezes as coisas não são o que parecem.
– Olá, rapaz, como te chamas?
A tia da Susana foi cumprimentá-lo.
– Chamo-me Tiago.
– Olá, Tiago, vieste falar com a minha sobrinha?
– Sim, se não se importar, claro.
– Claro que não me importo, fica à vontade. – Respondeu a tia da Susana.
– Anda para o meu quarto, falamos melhor lá dentro.
A Susana encaminhou o Tiago para o seu quarto.
– Então, o que te trouxe aqui? – Perguntou a Susana, enquanto fechava a porta.
– Nada. Queria só falar contigo.
– Começa. – Disse a Susana.
– Começa o quê? – Perguntou o Tiago, sem perceber.
– As perguntas.
– Ah... Desculpa, não percebi o que quiseste dizer. Bem, para começar... Gostas da turma?
– Sim.
– De toda a turma?
– Não. Não simpatizo com a Letícia e o seu clube.
– Está bem. Porque é que foste para a turma?
– Porque é que queres saber isso?
A Susana achou estranhas as perguntas dele.
– Se quiser ser teu amigo, tenho de saber algumas coisas a teu respeito.
– Vim porque... Ah... Não me senti bem na escola onde estava. – Mentiu.
– Porque é que os teus pais te deixaram?
– Ah... Sinceramente não sei. – Mentiu de novo.
– Nunca tiveste curiosidade em perguntar à tua tia?
– Não, prefiro não saber do que saber coisas más.
– Mas assim ficavas mais descansada.
– Pois.
– Tens irmãos?
– Não, sou filha única.
– Gostas do director?
– Sim.
– Desejavas fazer amigos?
– Sim, quem é que não gosta?
– Tiveste um passado difícil?
Esta pergunta é que a Susana não julgava que ele perguntasse. Ficou sem palavras.
– Ah... Ah... Tive por causa dos meus pais.
– Mas sem ser a razão dos teus pais passa-se algo mais, vejo na tua cara.
– Não, é só por causa dos meus pais.
– Tens a certeza?
– Sim.
– Susana, se tu não quiseres contar, estás a vontade, tu ainda não tens confiança em mim, é normal que não contes, mas podias não mentir. Podias só dizer que não querias contar, não és obrigada a contar-me.
– Juro-te que é só por causa dos meus pais.
– Está bem, tu é que sabes. Vamos mudar de assunto.
Ficaram a conversar até à hora do jantar (20:00) até que a tia da Susana foi ter com eles.
– Está o jantar pronto. Tiago, queres jantar connosco?
– Não, obrigado.
– Podes ficar, se quiseres liga à tua mãe.
– Está bem.
E lá foi o Tiago ligar à mãe.
– Mãe... Vou jantar fora... Desculpa, não te avisei... Vou jantar em casa de uma colega, aliás amiga... Adeus.-desligou o telemóvel.
Da palavra amiga, a Susana não estava à espera que ele dissesse. Sentiu-se mal e bem ao mesmo tempo.
– Agora que falaste com a tua mãe, vamos comer.
Começaram a comer animadamente, quer dizer, só a tia é que comia animadamente, porque o Tiago estava um bocado mal por estar a comer numa mesa que desconhecia e a Susana estava a olhar para o prato nervosa, mas finalmente o jantar acabou e o silêncio também pela voz da tia da Susana.
– Agora vais para casa, não é, Tiago?
– Sim, porque se não a minha mãe mata-me. – Disse o Tiago, a brincar.
– Está bem, então adeus.
– Adeus, senhora Elisa. Até segunda, Susana.
– Adeus, Tiago.. – Disse a Susana.
Ele foi-se embora e a tia da Susana falou com ela.
– Susana, com que então já tens amigos?
– Nem por isso.
– Mas e então aquele rapaz?
– Só descobriu a minha casa por azar.
– Mas ele vai preencher o teu futuro se... Não lhe mentires.
– O que queres dizer com isso? Eu e o Tiago somos só colegas, aliás acho que amigos.
– Pois, até são amigos, mas se tu queres que a relação avance, não podes mentir a ele.
– Tia, não me digas que tiveste a ouvir a nossa conversa no meu quarto?
– Sim, desculpa querida, foi difícil não ouvir.
– Está bem.
– Querida, andas a mentir a ele eu sei, porque é que fazes isso?
– Tia, não me apetece falar.
– Susana, por pior que seja, não vais passar os anos todos a mentir, tenta perceber isso. Agora anda ajudar-me a levantar a mesa.


Fim do Capítulo 10.


Questionário:
1- Será que a Susana ainda vai dar ouvidos à tia e contará a verdade ao Tiago?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.